quarta-feira, 4 de outubro de 2017

ART7< BAR: A SOMBRA DO "10" (2007-2017)


ART7< BAR: A SOMBRA DO "10"


Faz hoje 10 anos que nasceste, debaixo da sombra de uma lenda. Todos os teus primeiros fregueses traziam uma saudade em lágrimas nas mãos e uma esperança no coração, quando abriste a porta naquela quinta-feira, 4 de Outubro de 2007, para mostrar ao mundo o que valias. Naquele momento, esperava tudo de ti.

Esperava que conseguisses trazer aquela energia primitiva e espírito rock n'roll que existia no "10", num copo de cerveja, numa sexta e sábado à noite de rock e de metal, num concerto ou outro evento mais erudito ou popular. Esperava ver nos olhos de todos aqueles que por lá passaram a mesma chama intensa, a mesma loucura, o mesmo desejo e a mesma liberdade que deambulava pelos cantos do 10Cíbeis Bar, numa troca de olhares, em dois dedos de conversa, na magia de um palco, num som de uma guitarra eléctrica ou numa mesa de bilhar. Esperava tanto de ti, Art7<. Esperava tanto...

Cheguei até a acreditar que podia ser o palco de uma revolução cultural na minha terra, São João da Madeira, quando eu, o Angel Roberto e o Vitó organizámos, para ti, sessões de cinema aos domingos em 2008; Filo-Cafés como "A Revolta das Palavras" (2008) - com a Associação "Teia dos Sentidos" - e "Drama e Plateia (2010), organizado a meias com um tio meu; noites de Poesia em 2009; peças de teatro com os grupos "Persona" (2009), "T.E.P.A.S" (2009) ou os "Spabilados" (2010); espetáculos de variedades como o do grupo "Cultura Viva" do doutor Magalhães dos Santos e do Pedro Laranjeira (2009); um "Café Filosófico" com o Professor Tomás Magalhães Carneiro (2010), noites "Kararock" que nos fizeram cantar, rir e chorar por mais, sem falar dos concertos da Irmandade Metálica (2010) e dos Revolution Within, E.A.K, Damnull, Breed Destruction, Crushing Sun, Pitch Black, Infernum, Catacombe, Indignus, Maze, Lulu Lemon, Templários do Rock, Super Dinamite, Fina Flor do Entulho, Art7< e tantos outros que ficaram na memória daqueles que assistiram e rejubilaram com tamanha oferta cultural. Cheguei a acreditar. A sério. Cheguei a acreditar em tudo isso, mas a realidade foi mais forte que o teu nome - e até o segundo nome que tu tiveste, antes de soltares o teu último suspiro naquele Fevereiro de 2013 (Inversus - 2011/13).

Quero que saibas o seguinte:

Que não estou zangado contigo, nem chateado e muito menos perdido. Apenas um pouco desiludido, mas nada arrependido. Foste o último ponto de encontro de uma geração órfã de um pequeno paraíso que se transformou numa lenda e razão das minhas saídas de sexta-feira e sábado à noite. Durante a tua existência ofereceste-me abrigo, amigos e amigas, convívios cheio de amizade, alegria, álcool e jogos de bilhar à mistura, concertos e os mais variados eventos que nos puseram a aplaudir, sorrir e refletir. Ofereceste-nos tudo isso e muito mais, mesmo sabendo que a maioria das pessoas sempre te viu, e verá, como a sombra do "10" e o último bar alternativo que existiu em São João da Madeira.

Parabéns, Art7< Bar.

Tiago Moita
4 de Outubro de 2017

Sem comentários: